domingo, 22 de maio de 2011

Continuando, Tiwanaku! (e um pouquinho do Valle de la Luna)

Na quinta feira a noite, saindo do espetáculo da Alemana que canta em espanhol, conhecemos o Señor David. Ele nos levou até uma plaza onde ficavam os restaurantes "ajeitadinhos"de La Paz. No caminho ele propôs nos levar no dia seguinte até o Valle de La Luna. Gostamos tanto do tiozinho que resolvemos ir com ele até as ruínas de Tiwanaku (que ficam bem mais longe do que o Valle de La Lunna).

Tiwuanaku Bolívia
Señor David e seu Taxi.


Chegando em Tiwanaku, a princípio não aceitamos um guia. Queriamos que o Señor David, além de Taxista fosse nosso guia. Não passaram muitas perguntas para percebermos que isso não funcionaria. Eis que surge Pancho! Com certeza a melhor coisa que fizemos. Um guia local, que havia se formado em turismo e tinha muito gosto pelo que fazia. Tiwanaku é uma civilização que habitou os andes 2500 anos antes de Cristo. Segundo os historiadores foi da dissipação dessa civilização, causada por uma seca que durou quase 70 anos, que surgiram grupos como os Incas.

Tiwanaku Bolívia

Tiwuanaku Bolívia
Pancho e seu amplificador. Sim essa era a função dessa pedra com um furo no meio. Nós testamos e funcionava!

Tiwuanaku Bolívia
Esse é a entrada principal para o Templo de Kalasasaya em Tiwanaku. É ai que encontramos a "Puerta del Sol", onde se localiza um possível calendário de padrão similar do nosso calendário atual.

Tiwanaku Bolívia
Isso é a pirâmide de Akapana sendo dessoterrada. Se acredita que era um templo de observação astronômica.

Tiwanaku Bolívia
"Energizando"

Tiwanaku Bolívia
Cabeças de pessoas importantes da época e da Fernanda.

Tiwanaku Bolívia
Pancho além de gostar de contar sobre a história de Tiwanaku, também gostava de tirar fotos com sua própria direção de arte. (FIGURAÇO!)

Tiwanaku Bolívia
Após o tour pelas Ruínas, a intenção era irmos todos juntos almoçar. É ai que avisto de longe Señor David e o capô de seu taxi aberto. Foi só um susto! Ele havia esquecido os faróis acesos, bastou que eu junto de um camponês empurrássemos. Como a altitude aqui é rude, tive que pegar uma caroninha depois do esforço. A Fernanda conseguiu captar o momento.

Tiwanaku Bolívia
Por fim, o almoço! Carne de Llamita!!! Acima a figura do Titi, felino nativo dos Andes. Titicaca, ãhm? ãhm? Sacou?


Valle de la Luna
Tentamos sair correndo para pegar o parque do Valle de la Lluna aberto. Não conseguimos (pobre David, não acreditou) ... então subimo um barranco e tiramos a foto. Dá pra ter uma noção. Ah! dizem que as primeiras gravações do homem na lua são falsas e foram feitas ai.

La Paz Bolivia
Vista do alto de La Paz na Volta. Se pode ver o monte Illimani atrás.

La Paz Bolivia
Florzinhas recém plantadas. Ah! o nosso chofer vivia perto desse mirante.

Agora já estamos em Copacabana, a beira do lago Titicaca. Amanhã visitaremos a Isla del Sol. O berço dos Incas.

Um comentário:

omo disse...

que fotos belíssimas!